UMA HISTÓRIA DE EXCELÊNCIA

O Decreto Estadual nº 1368, de 25 de maio de 1946 criou a Escola Superior de Educação Física, posteriormente reconhecida pelo Decreto Presidencial de nº 34.639, em 17 de novembro de 1953, publicado no Diário Oficial da União, no dia 01 de abril de 1954, com autorização para ministrar o Curso de Licenciatura em Educação Física, integrado à Universidade de Pernambuco em 1970, até então Fundação de Ensino Superior de Pernambuco.

A Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco com seus setenta e um anos de existência vem se modernizando e intervindo de forma qualitativa no cenário da formação do profissional de Educação Física em todo Brasil e especificamente na Região Nordeste.

A Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco mantém Programas de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, de Pesquisa e Extensão articulados, de modo a apontar para a qualificação da formação acadêmico-profissional dos nossos alunos. Através de uma política permanente de qualificação de pessoal, a Universidade de Pernambuco tem promovido esforços no sentido de uma melhoria na qualificação de seu quadro. A ESEF conta hoje, com aproximadamente 800 alunos regulares na graduação, cerca de 210 na pós-graduação Latu-Sensu e 40 do Strictu-Sensu, e um quadro de pessoal composto de 49 professores e 19 funcionários técnico-administrativos e de serviços gerais. Nesse particular, observa-se um grande salto qualitativo na titulação dos professores, contando hoje na ESEF três pós- doutores, catorze doutores, vinte mestres, e nove especialistas, sendo que destes, oito encontram-se vinculados a programas de doutorado.

MISSÃO

Promover o desenvolvimento do conhecimento e a formação profissional e cidadã na área de Educação Física.

VISÃO

Ser reconhecida pela sociedade como uma Unidade de Educação com excelência na formação de pessoas qualificadas para intervir e produzir conhecimento na área de Educação Física.